Existe grande desafio para que a Agenda 2030, conjunto de ações indicadas pela ONU com foco no desenvolvimento sustentável global, avance. Para atingir as metas indicadas são necessárias mudanças profundas e definitivas, envolvendo a participação ativa e o compromisso de diversos setores, incluindo governos, iniciativa privada, Academia, instituições e a sociedade em geral. Para estimular o debate e reforçar a importância do trabalho em conjunto, entre os dias 09 e 17 de julho se realiza a GLOCAL Experience, na Marina da Glória, Rio de Janeiro. A programação contará com intervenções artísticas e culturais, música, cinema, tecnologia e espaços de discussões.
A agenda foi definida para promover a escuta e o diálogo horizontalizado. A GLOCAL Experience continuará suas atividades ao longo dos próximos anos, atuando como um laboratório de inovação social.
“A principal diferença da GLOCAL Experience é que esse é um projeto perene, que será realizado, no mínimo, até dezembro de 2030 em ciclos anuais, com atividades mensais que unirá arte, cultura tecnologia e conteúdo em sua programação adaptando a linguagem para impactar todos os públicos, tentando permear a cabeça e o coração das pessoas, os convidando para refletir e agir”, explica Rodrigo Cordeiro, diretor-geral do evento. “Queremos estimular algumas reflexões: O que posso mudar na minha vida para contribuir com o planeta? Qual é o meu papel na construção do mundo que desejo viver? Como posso influenciar os meus pares?” O que podemos fazer hoje?”, completa.
A direção de conteúdo da GLOCAL Experience é da ANDARA, empresa de Denise Chaer, empreendedora criativa especializada em ações que geram impacto positivo na sociedade. A moderação da escuta social ficará a cargo da REOS Partners, organização internacional com mais de 30 anos de atuação na solução de questões urgentes da sociedade. A empresa é comandada por Adam Kahane, conhecido por seu papel decisivo nas negociações do Apartheid, na África do Sul. A produção geral é assinada pela Dream Factory.
“Em 2022, celebramos 30 anos da Rio 92, um marco na discussão global sobre meio ambiente e o futuro do planeta. Posteriormente, a ONU definiu os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030. Por isso, a partir da provocação de grandes empresas, resolvemos criar essa oportunidade de agenda, servindo como elemento articulador e agregador, integrando todas as camadas da sociedade e buscando promover convergências. Da academia ao morador de comunidade, todas as vozes contam nesse processo”, afirma Duda Magalhães, presidente da Dream Factory.
Formato – Em julho, a GLOCAL Experience se realiza por meio da Expo, da Conferência e é quando daremos início ao processo de Escuta Social.
Sobre a Conferência
O painel de abertura da Conferência, em 13 de julho, terá a participação de Adam Kahane, reconhecido como um dos principais líderes contemporâneos de conflitos de processos de paz e união entre nações e povos. Ao seu lado estará Ilona Szabó, cientista social brasileira e empreendedora cívica, fundadora do Instituto Igarapé, em 2011, e integrante do Conselho Consultivo de Alto Nível do Secretário-Geral da ONU sobre multilateralismo eficiente.
Os temas estão divididos em quatro temas fundamentais: Água, Clima, Energia e Resíduos.
Sobre a Expo
Entre as áreas do Pavilhão e Promenade da Marina da Glória estarão instalados 17 cubos em larga escala representando cada um dos ODS. Medindo 2,5 metros cada, terão uma das faces grafitadas ao vivo (live painting) ao longo dos dias de programação do evento. Para chamar atenção sobre a questão de gestão de resíduos e reciclagem, o espaço será também tomado pela “Onda de Resíduos”, instalação que remete a uma onda do mar composta de materiais reciclados e imitando as tonalidades azuis/verdes e brancas das ondas, com três metros de altura.
Também na Marina estará a intervenção “Eggcident”. Buscando apresentar de forma lúdica o tema do aquecimento global, o artista holandês Henk Hofstra criou a instalação que traz ovos gigantes estalados e prontos para serem fritos. Em qual panela? O nosso próprio planeta!
A Arena de Diálogos terá, todos os dias, um debate trazendo desafios diários de setores ligados a toda sociedade e exemplos de transformação e superação.
Os visitantes da Expo irão encontrar ainda, passeando pelo espaço, o Homem Refluxo, performance do artista Peri Pane. Para conscientizar as pessoas sobre a produção de lixo, ele carrega colado a seu corpo materiais descartados que podem ser reciclados. Também estará presente o Homem Sustentável, personagem do performer Francesco D´Avila, que carrega em seu corpo um “Objeto Sustentável”, um mecanismo de produção de oxigênio construído com um pote médio de vidro com uma planta, terra e uma garrafa que libera sistematicamente gotas de água. A performance quer provocar uma reflexão sobre o impacto provocado pelo homem na natureza.
A programação vai contar também com agenda de shows. Já estão confirmados a cantora Brisa Flow que mistura rap com cantos ancestrais, jazz, eletrônico e neo/soul; o líder espiritual Txaná Ikakuru, presidente da organização sem fins lucrativos Instituto Yube Inu; o cantor e compositor Marcelo Jeneci; a cantora trans indicada do Grammy Latino, Assucena Assucena; e o cantor Caio Prado. A agenda também terá performance e oficina da artista plástica e poeta Mana Bernardes e performance e slam com Kimani, que venceu o Slam BR 2019 e representou o Brasil na Copa do Mundo de Poesia Falada na França (La Coupe du Monde de Slam).
A programação da Expo terá atividades para toda a família. Para incentivar a participação de jovens e crianças acontecerão oficinas de horta caseira, de mosaico utilizando microlixo como matéria prima, e de tintas naturais, que conta com elementos da natureza na composição.
Levando as ações da GLOCAL Experience para o céu, durante a noite acontecerá uma ação com drones, que formarão com suas luzes mensagens e reflexões sobre questões ligadas à água.
Haverá ainda o Cinema, com a exibição de nove filmes, seguidos de debates nos fins de semana, realizado em parceria com a Maria Farinha Filmes.
Todo o conteúdo do evento estará disponível em plataforma online e nas redes sociais. As discussões e debates seguem até o final de 2022, quando se encerra o primeiro ciclo da GLOCAL Experience com a definição de três pactos de convergência de ação envolvendo todos os setores, visando reintegrar e reimaginar territórios rumo a 2030.
A GLOCAL Experience é uma iniciativa da Dream Factory, maior empresa de entretenimento ao vivo do Brasil, com a correalização da Editora Globo e os parceiros oficiais de mídia O Globo, Valor, Extra e CBN.
A GLOCAL Experience é um projeto integrante da Agenda RIO 2030, conta ainda com os apoios do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura do Rio, do Instituto Igarapé, do Instituto Água Sustentável tendo a Águas do Rio como patrocinadora.
GLOCAL Experience
Quando: de 09 a 17 de julho
Onde: Marina da Glória
Informações: glocalexperience.com.br
Ingressos da Expo: entrada franca
Instagram: @glocalcalexp
Facebook: @glocalexp
Twitter: @glocalex