Glocal
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Rafael Galdo — Do Globo


A Glocal Experience, um dos maiores eventos de sustentabilidade do Brasil, desembarca na semana que vem, pela primeira vez, na cidade de Manaus. E promove no coração da Amazônia um intenso debate de ideias e ações para o cumprimento da Agenda 2030, baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. De 26 a 28 de agosto, com o apoio do governo do Amazonas, o centro histórico da capital será palco de mais de 50 horas de palestras, rodas de conversa e shows. Pacto por um amanhã melhor que, ainda neste ano, vai inspirar também o Rio de Janeiro, numa segunda edição carioca do evento, de 5 a 8 de outubro, na Marina da Glória.

CEO da Glocal, Rodrigo Baggio destaca a potência de ambas as mobilizações na construção de estratégias para produzir as mudanças sistêmicas necessárias rumo ao futuro. Na Glocal Amazônia, serão 150 palestrantes (70% deles da região amazônica), com a maioria da equipe de produção local e presença de grandes nomes do empreendedorismo socioambiental nacional. Baggio lembra ainda que, com base no Índice de Progresso Social (IPS) dos 772 municípios da Amazônia, calculado pelo instituto Imazon, foi possível identificar cinco grandes desafios da região que estarão no centro dos debates.

“O primeiro deles é segurança. Depois, saneamento, seguido por conectividade, saúde e educação. Muitos dos painéis tratarão desses temas. Para discutir segurança, convidamos, inclusive, procuradores e representantes das Forças Armadas”, diz Baggio.

Com shows de Maria Gadú e Luedji Luna, oficinas artísticas e um encontro entre a Amazonas Filarmônica e marujeiros e batuqueiros dos Bois de Parintins, será uma experiência “multisensorial”, ressalta o CEO, ocupando o imponente Teatro Amazonas, o Largo de São Sebastião, o Palácio da Justiça e o Salão do Juma Ópera.

Já bioeconomia e inovação social estarão em foco no Systems Innovation Summit, que reunirá lideranças com objetivo de abordar caminhos para catalisar a Agenda 2030 no Brasil. A iniciativa, diz Baggio, visa criar um movimento que impacte a cúpula do G20, ano que vem, no Rio de Janeiro. Essa espécie de grupo de trabalho também estará em ação na Glocal do Rio, em outubro. Sucesso absoluto em 2022, o evento volta à capital fluminense com novidades, além da discussão de resultados obtidos a partir da edição passada.

Para os debates mais abrangentes do Palco Glocal, são negociadas as participações de nomes como a filósofa Angela Davis e o economista Jeffrey Sachs. Haverá ainda um palco focado no Estado do Rio e outro que apresentará cases de empresas que geram impacto positivo, além de dois shows por noite, a exibição de filmes ligados a temas das ODS, presença do Fórum da Juventude (Rejuv) e um concurso com alunos de 1.200 escolas públicas, entre outras atrações.

A Glocal Experience é uma iniciativa da Dream Factory, com co-realização da Editora Globo e parceiros oficiais de mídia “O Globo”, “Extra” e Valor. Alexandre Bianchini, presidente da Águas do Rio, patrocinadora master da Glocal Rio, ressalta a importância do evento. “A Águas do Rio e a Aegea têm a sustentabilidade em seus DNAs. Participar da Glocal, assim como fizemos na primeira edição, é uma excelente oportunidade para difundirmos nossa mensagem. Queremos transformar vidas através do saneamento, gerando prosperidade social, crescimento sustentável e desenvolvimento para todos. Para fazermos isso, é necessário o engajamento da sociedade civil, pois ninguém faz nada sozinho.”

Mais recente Próxima Lideranças debatem cenários para desenvolvimento sustentável do RJ

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Contrato envolve substituição das atuais luminárias por sistema de iluminação em LED em toda a área dos Estúdios Globo

Estrutura foi construída no local onde antes operava o antigo terminal de passageiros do aeroporto

Aeroporto de Viracopos inicia operação de novo terminal de cargas e planeja expansão

Regulamentação experimental funcionaria como estímulo para desenvolvimento do setor

Em estudo, ANP propõe adoção de regras temporárias para atividades de captura e armazenamento de carbono

Tentativa é evitar uma ofensiva militar israelita no sul da cidade de Rafah, em Gaza

Egito apresenta nova proposta de cessar-fogo entre Hamas e Israel

Combustíveis, utilizados em caminhões antigos e termelétricas, devem ser substituídos pelo diesel S10

ANP aprova resolução que encerra produção de diesel com alto teor de enxofre

Fatia do shopping carioca está atualmente nas mãos da Brookfield