Rio
PUBLICIDADE

Por Rafael Galdo — Rio de Janeiro

A Glocal Experience, uma das maiores plataformas de sustentabilidade do Brasil, desembarca na semana que vem, pela primeira vez, na cidade de Manaus. E promove no coração da Amazônia — um dos símbolos mundiais da pauta socioambiental — um intenso debate de ideias e ações para o cumprimento da Agenda 2030, baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Com apoio do governo do Amazonas, de 26 a 28 de agosto, o Centro Histórico da capital será palco de mais de 50 horas de conteúdo, com palestras, rodas de conversa e shows. Pacto por um amanhã melhor que, este ano, vai inspirar ainda o Rio de Janeiro, numa segunda edição carioca do evento, de 22 a 25 de novembro, na Marina da Glória.

CEO da Glocal, Rodrigo Baggio destaca a potência de ambas as mobilizações na construção de estratégias para produzir as mudanças sistêmicas necessárias rumo ao futuro. Na Glocal Amazônia, serão 150 palestrantes (70% deles da região amazônica), com a maioria da equipe de produção local e presença de importantes nomes do empreendedorismo socioambiental nacional. Baggio lembra ainda que, com base no Índice de Progresso Social (IPS) dos 772 municípios da Amazônia, calculado pelo instituto de pesquisa Imazon, foi possível identificar cinco grandes desafios da região que estarão no centro dos debates.

— O primeiro deles é segurança. Depois, saneamento, seguido por conectividade, saúde e educação. Muitos dos painéis tratarão desses temas. Para discutir segurança, convidamos, inclusive, procuradores e representantes das Forças Armadas — afirma Baggio.

O CEO ressalta que, com shows de Maria Gadú e Luedji Luna, oficinas artísticas e um encontro entre a Amazonas Filarmônica e marujeiros e batuqueiros dos Bois de Parintins, será uma experiência “multisensorial”, ocupando o Teatro Amazonas, o Largo de São Sebastião, o Palácio da Justiça e o Salão do Juma Ópera.

Já bioeconomia e inovação social estarão em foco no Systems Innovation Summit, que reunirá lideranças com objetivo de abordar caminhos para catalisar a Agenda 2030 no Brasil. A iniciativa, diz Baggio, visa criar um movimento que impacte na cúpula do G20, em 2024, no Rio de Janeiro.

Essa espécie de grupo de trabalho, por sinal, também estará em ação na Glocal do Rio, em outubro. Sucesso absoluto em 2022, o evento volta à capital fluminense com novidades, assim como a discussão de resultados obtidos a partir da edição passada.

Desta vez, para os debates mais abrangentes do Palco Glocal, são negociadas as participações de nomes como a filósofa Angela Davis e o economista Jeffrey Sachs. Haverá ainda um palco focado no Estado do Rio e um que apresentará cases de empresas que geram impacto positivo, além de dois shows por noite, a exibição de filmes ligados a temas das ODS, presença do Fórum da Juventude (Rejuv) e um concurso com alunos de 1.200 escolas públicas de ensino médio do estado, entre outras atrações.

A Glocal Experience é uma iniciativa da Dream Factory, com correalização da Editora Globo e da Fundação Amazônica e os parceiros oficiais de mídia O GLOBO, Extra e Valor. Alexandre Bianchini, presidente da Águas do Rio, patrocinadora master da Glocal Rio, ressalta a importância do evento:

— A Águas do Rio e a Aegea têm a sustentabilidade em seus DNAs. Participar da Glocal, assim como fizemos na primeira edição, é uma excelente oportunidade para difundirmos nossa mensagem. Queremos transformar vidas através do saneamento, gerando prosperidade social, crescimento sustentável e desenvolvimento para todos. Para fazermos isso, é necessário o engajamento da sociedade civil, pois ninguém faz nada sozinho.

Mais recente Próxima Presença de guardas municipais nas ruas é notada de maneira diferente de acordo com a região da cidade

Inscreva-se na Newsletter: Notícias do Rio

Mais do O Globo

Documento previa a criação de fundação de incentivo à música e cultura. Primas da cantora entraram com pedido para que documento voltasse a ter validade jurídica

Gal Costa: adoção em 2007 foi motivo de anulação de testamento de 1997; entenda decisão da Justiça

Esta é a segunda grande apreensão de drogas nos últimos quatro dias no país

Guatemala apreende 1,3 tonelada de cocaína em contêiner vindo do Equador

Houve melhora dos índices em 13 das 16 principais vacinas, de acordo com o Ministério da Saúde

Recuperação da cobertura vacinal deve ser celebrada

De 69 denunciados por homicídio entre 2016 e 2018, apenas um foi condenado, revela levantamento

Investigações no Rio são lenientes quando suspeito de crime é policial

Autoridades japonesas afirmaram que estão dispostas a intervir no mercado cambial se houver flutuações repentinas

Dólar no Japão ultrapassa 160 ienes, nível mais alto em 34 anos

Desde quando li sobre o filme de Wim Wenders, supus que tinha algo a ver com minha experiência pessoal

‘Dias Perfeitos’ e o trabalho modesto

Joe Biden cometeu o maior erro de sua longa carreira ao imaginar que exerceria influência decisiva sobre a condução da guerra em Gaza

Nas relações dos EUA com Israel, é o rabo que abana o cachorro

Conferências que seguem até setembro de 2024 têm como objetivo central colocar a favela no mapa do G20

A favela na agenda global!

Manter o impasse que impede a conclusão das obras em curto espaço de tempo pode satisfazer a alguns, mas não à sociedade brasileira

Retomada das obras na BR-040 já!

Não podemos criar atrito contra esse movimento promissor que o comércio vem demonstrando, pelo bem dos milhões de empregos gerados pelo setor

Os impactos da Selic na economia real: é preciso manter o impulso do varejo