Manaus 30º • Nublado
Segunda, 29 Abril 2024

Glocal Amazônia: evento busca acelerar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para a Região

A capital amazonense irá receber no último fim de semana de agosto uma vasta programação envolvendo palestras, atrações voltadas para a tecnologia, sustentabilidade e cultura nos mais variados formatos. É a Glocal Experience Amazônia, que desembarca em Manaus e terá como palco o Centro Histórico da cidade.

A programação acontece como um dos eventos preparatórios para a COP-30 que será realizada em 2025 em Belém (PA) e também cumpre uma agenda estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que possuem em seu acordo uma data limite para o ano de 2030.

Empreendedor há mais de 38 anos, Rodrigo Baggio é um dos pioneiros no uso da tecnologia como ferramenta de transformação social. Utiliza seu trabalho para influenciar as políticas públicas na direção de melhores resultados para a sociedade através de ferramentas como a tecnologia, sustentabilidade, cultura e meio ambiente. 

Foto: Divulgação

Ele é Head da Glocal Experience e acredita que os esforços feitos entre sociedade civil e poder público podem impulsionar um novo momento para a Amazônia. "A partir de uma parceria que a Glocal fez com a IMAZON levantamos a partir do IPS, que é o Índice de Progresso Social, um dos indicadores mais importantes para medir os ODS", explica.

Ao realizar o levantamento, foi possível construir uma programação que dialoga diretamente com os desafios e as oportunidades para melhorar a qualidade de vida, influenciando também nas mudanças climáticas deste bioma tão importante para o mundo. "Nós chegamos a conclusão que são cinco os grandes desafios da Amazônia: segurança, saneamento, conectividade, saúde e educação", analisando cada um destes fatores as parcerias em torno do Global Experience criam um ambiente favorável para a inovação social.

"Estamos focando nestes ODS relacionados a esses desafios e a partir daí criando uma série de painéis e rodas de conversa para que as pessoas possam se encontrar, discutir e criar a partir daí uma agenda de trabalho, ações que possam efetivamente gerar uma evolução dos ODS e um desenvolvimento sustentável para a Amazônia Brasileira", finaliza Baggio.

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/