Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

'Glocal Experience Amazônia' terá atrações culturais, debates de impacto socioambiental e muito mais; Confira a programação

Com programação totalmente gratuita e classificação etária livre, a 'Glocal Experience Amazônia' inicia no próximo dia 26 de agosto reunindo, no Centro Histórico de Manaus, pautas tão relevantes quanto urgentes relacionadas ao futuro e presente da Amazônia, colocando a capital amazonense em espaço de protagonismo em debates públicos relacionados ao bioma mais importante para a biodiversidade mundial. O evento está inserido no plano preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em 2025 em Belém, no Pará.

O público poderá acompanhar a programação no Largo São Sebastião, Teatro Amazonas, Palácio da Justiça e Hotel Juma. Mais de 80% da produção do evento é composta por profissionais da Amazônia e 70% dos palestrantes também são da região. Com apoio também do Governo do Estado, o evento possui propósitos alinhados ao desenvolvimento da região pautado pela população que melhor conhece, atua e protege a região: seus moradores.

Foto: Divulgação

Confira a programação 

SÁBADO, 26 DE AGOSTO

Mulheres Empreendedoras - 10h

O evento inicia no sábado de manhã pautando os convidados com o tema 'Desafios e Soluções'. Neste palco, o público encontrará profissionais focadas em desenvolver empreendimentos que entendem as potências amazônicas e os caminhos para acessá-las. Luciana Nogueira Minev é profissional de saúde mental organizacional, com vasta experiência e formação internacional voltada para empresas familiares, da Singulari Consultoria. Ela apresenta, por meio de suas experiências coletivas, estratégias para reconhecimento e identificação de profissionais de alta performance para atuar a favor da região que abriga maior biodiversidade mundial.


EscutAmazônia: Ciência e Conhecimento - 10h

No palco 'Impacto', Ciência e Conhecimento serão abordados como ferramentas que protagonizam o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Presenças como a de Letícia Moraes, da Secretaria de Juventudes do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), são esperadas para a conversa, que também contará com a participação de João Vitor Campos Silva, do Instituto Juruá. Beto Veríssimo, Diretor do IPS Amazônia, e Mônica Pasqualin, do Catalyst 2030 Brasil, também são profissionais que irão compartilhar suas experiências e métodos no encontro.

Negócios de Impacto: Desafios e Oportunidades na Captação de Investimentos - 12h

No palco 'Impacto', outro diálogo será oferecido para o público, dessa vez pensando na captação de recursos. No setor da gastronomia a CEO da Manioca, Joanna Martins, estará presente, assim como Daniel Cabrera, co-fundador e diretor executivo da Vivalá, representando a inovação no setor turístico. Rafael Moreira Ribeiro, que é analista de investimento da Amaz (plataforma do Idesam), também estará presente falando sobre financiamento em bioeconomia na Amazônia. O também co-fundador e diretor executivo da Vivalá, Geferson Oliveira, integra a conversa.

Amazônia Diversa num Brasil Justo - 14h

No período da tarde, no palco 'Glocal', localizado no Hotel Juma, o ator, diretor e roteirista amazonense Adanilo participa do debate 'Amazônia Diversa num Brasil Justo' e divide o espaço com a bióloga, ambientalista e ativista pela justiça climática Karina Penha. Além deles, a palestrante Sheila de Carvalho também estará presente, assim como a liderança política do Pará, Maial Paiakan Kayapó, que também é bacharela em Direito,
declaradamente antirracista e defensora dos direitos humanos e ambientais.

Como Negócios de Impacto Contribuem para a Floresta em Pé - 14h30

Em seguida, o palco 'Impacto' terá como palestrantes a sócia-diretora do Anavilhanas Jungle Lodge e do Villa Amazônia Hotelaria Ltda, Fabiana Caricati. Ainda nesta programação terá palestras com Fernanda Carvalho Stefani, co-fundadora e diretora executiva da 100% Amazônia; e com João Bernardo Casali, que representa a NATIVA na América Latina, uma organização focada em projetar, inovar, orientar e implementar a evolução radical de negócios mais regenerativos. Nesta conversa a CEO da Manioca, Joanna Martins, é uma das palestrantes, pois representa uma empresa destaque no segmento gastronômico com foco na Amazônia.

Prosperidade para Comunidades e Aldeias da Amazônia Profunda - 15h

O palco 'Desafios e Soluções' abre o diálogo com os palestrantes Val Solidade, superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades na Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em conjunto com Victor Salviati, assim como os empreendedora Neurilene Cruz da Silva e Roberto Tumbiras.

Vestir para regenerar - 15h30

No palco 'Glocal', a programação convida o público para questionar o consumo de moda, com a participação do primeiro estilista amazonense a fazer parte da São Paulo Fashion Week, Maurício Duarte. A conversa, cujo título é 'Vestir para regenerar', também convida a palestrante Taciana Abreu, que é responsável pela importante e necessária pauta de sustentabilidade no Grupo Soma. Além deles participa Cameron Saul, co-fundador da BOTTLETOP e #TOGETHERBAND.

Cuidar Além do Curar - 17h

Ainda no palco 'Glocal', a ativista e liderança política Vanda Witoto será palestrante. Ela ocupa noticiários mundiais e trouxe atenção ao bairro indígena Parque das Tribos com seu ofício na saúde. Ela também atua como educadora e mobiliza a marca de moda Ateliê Derequine, feita por mulheres indígenas da comunidade. Neste mesmo palco, participa também a palestrante Vera Cordeiro, empreendedora social e médica, além de fundadora e presidente do conselho da Brazil Child Health. Outro convidado deste palco é Eugênio Scannavino, fundador do projeto Saúde e Alegria.

O Papel da Arte na Transformação Social - 18h

O palco 'Desafios e Soluções' terá como palestrante Robério Braga, que representou por anos a Secretaria de Cultura do Amazonas; a palestrante Bárbara Soares, diretora do Centro Suzuki Amazonas e professora na Universidade do Estado do Amazonas (UEA); bem como KK Bonates, mestre em Capoeira e liderança cultural popular e institucional no Amazonas. O palestrante Nikolay Sapoundijiev também estará neste palco. Ele é violinista e coordenador artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).

Carta para o Futuro - 18h30

Finalizando o palco 'Glocal', um momento intitulado 'Carta para o Futuro' deve estabelecer compromissos sociais por meio das conexões e diálogos realizados durante o primeiro dia e que devem seguir ao longo dos próximos dois dias de evento. Está confirmada a participação do educador ambiental Francisco Veras, ativista e fundador da Guardianes Por La Vida.

DOMINGO, 27 DE AGOSTO

As Múltiplas Infâncias Amazônicas e a Prioridade Absoluta - 10h

A palestrante Betina Warmling Barros, pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, participa desta conversa sobre a diversidade das infâncias na região amazônica; junto com Daniela Soares da Silva, educadora popular socioambiental no Médio Xingu, e Assis da Costa Oliveira, coordenador no Gabinete da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

EscutAmazônia: Inovadores Sistêmicos - 10h

A manhã do segundo dia propõe debates sobre inovação em sustentabilidade, nessa conversa estarão presentes a presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Suzana Pádua; o coordenador de projetos do Centro de Estudos Rioterra, Alexis Bastos; a gerente de projeto LIRA/IPÊ, Fabiana Prado; o coordenador do projeto Saúde e Alegria, Caetano Scannavino; e Miguel Scarcello, secretário geral da SOS AMAZÔNIA. Além destes, a liderança indígena Maial Paiakan Kayapó também integra o diálogo.

Conferência - Tecnologia, Cultural e Sabedoria Ancestral - 11h

Uma das conferências do evento tem confirmada a presença de Patricia Ellen, ex-secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo e sócia da consultoria Systemiq, também no hub de economia verde Aya Earth Partner, que se trata do maior ecossistema para negócios de baixo carbono no país. Atuando com organizações como Bradesco, CEBDS, Deloitte Brasil, Fundação Amazônia Sustentável FAS), Gastromotiva, Mattos Filho, Pacto Global, Re.nature e SOS Mata Atlântica.

Negócios de Impacto: O desafio de gerar lucro e impacto positivo - 12h

Ainda falando em economia verde, neste diálogo estarão presentes Amanda Santana, sócia-fundadora e diretora executiva Tucum Brasil; Artur Coimbra e Rafael Moreira Ribeiro - Analista de Investimento - AMAZ/Idesam.

Governar para não Entregar: Segurança Multidimensional para a Amazônia Brasileira - 12h

Neste painel o público poderá acompanhar as palestras de Juliana Barroso, assessora do Instituto Igarapé; Joel Araújo, superintendente do IBAMA no Amazonas; Rafael da Silva Rocha, procurador da República; e Pedro Rodrigues Neto, delegado regional de Polícia Judiciária da Polícia Federal no Pará.

Conferência - Bioeconomia: de um ecossistema de crime ambiental para um ecossistema de empreendimentos verdes - 14h

Pautando uma Amazônia protagonista pela própria natureza, esta conferência terá a presença do jornalista e podcaster amazonense Maickson Serrão, criador do 'Pavulagem', um podcast onde os seres encantados da Amazônia são os protagonistas. O podcast esteve no TOP 5 entre os mais executados do Brasil na plataforma Spotify, na ocasião de lançamento da segunda temporada. Além dele, a palestrante lona Szabó de Carvalho, presidente e co-fundadora do Instituto Igarapé, também compartilhará conhecimentos, bem como a co-fundadora da AYA Earth, Patricia Ellen.

Como a Floresta Viva Impulsiona para a Sociobiodiversidade - 14h30

Para dialogar sobre a sobrevivência das florestas e as populações que a protegem, estarão na programação: Marysol, fundadora da Oka, organização de Inovação Socioambiental. Ela é facilitadora do Hub de Bioeconomia Amazônica (FAS/GEC) e secretária executiva da Rede de Mulheres Ikamiabas. Além dela, a palestrante Sinéia do Vale, também conhecida como Sinéia Wapichana, contribuirá com o debate. Sinéia é originária e liderança das terras indígenas Raposa Serra do Sol e Serra da Lua, localizadas ao norte de Roraima, na fronteira entre o Brasil e a Guiana. Também participam Fábio Calderaro, gestor do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e o palestrante Pedro Hartung , diretor executivo Alana Foundation.

Futuro do Trabalho na Transição Verde - 15h

Para esta programação está confirmada a participação de Kamila Camilo, empreendedora social e ativista, líder do Davos Lab Brasil, uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial para preparação do evento. Ela também é fundadora da Creators Academy Brasil, que consiste em levar influenciadores não familiarizados com a temática da Amazônia para imersões, gerando assim um impacto nas comunidades digitais sobre a região.

Turismo Como Ferramenta de Desenvolvimento Socioeconômico - 15h

Odenilze de Souza Ramos será palestrante no painel. Ela é facilitadora de Projetos e Grupos com destaque na atuação do Turismo de Base Sustentável, sua fala e atuação ganham destaque por ser uma representante ribeirinha e jovem dedicando sua potência para mostrar para o mundo as belezas do lugar onde vive. Além dela, outro palestrante confirmado é Matheus Volpini, co-fundador e CEO da rede Local Hostel, com forte atuação na capital amazonense e em municípios como Presidente Figueiredo e Novo Airão. Também estará presente Suzianne Fonseca de Oliveira, secretária municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo de Novo Airão, município amazonense com forte vocação para o turismo de base comunitária.

A Importância de Contar Histórias que Mudam o Mundo - 17h

A atriz, produtora, diretora e ativista Thainá Duarte participa desta conversa. Ela atuou em Aruanas, uma das produções recentes mais importantes para entender os conflitos da Amazônia, disponível na GloboPlay. Juntam-se a ela Maickson Serrão, jornalista, pesquisador e podcaster do Pavulagem; e Daniel Munduruku, escritor, professor, ator e ativista indígena brasileiro originário do Povo Munduruku. Daniel é autor de 62 livros, suas obras literárias são sobretudo dirigidas aos públicos infantil e juvenil tendo como tema principal a diversidade cultural indígena.

SEGUNDA, 28 DE AGOSTO 

Índice de Progresso Social: Uma Ferramenta de Gestão para o Desenvolvimento - 10h

O último dia de Glocal Experience Amazônia inicia com as palestras de Melissa Wilm Senna Pinto, coautora IPS Amazônia, que é o Índice de Progresso Social da Região. Junto com ela, palestra também Sergio Marangoni Alves, consultor em gestão de projetos socioambientais.

EscutAmazônia: Inclusão e Futuro - 10h

Neste painel os palestrantes serão: Gustavo Fonseca, da Baga Aprendimentos; Adriana Moreira, que integra o Global Environment Facility (GEF - em português: Fundo Global para o Meio Ambiente), um dos maiores financiadores de projetos ambientais no mundo; Naraiamat Surui, liderança Paiter Surui, coordenadora do Centro de Medicina Tradicional Olawatawa.

A Arte que Narra as Várias Amazônias - 10h30

Um importante diálogo com artistas e trabalhadores da cultura irá abordar a diversidade e possibilidades dentro do bioma amazônico. Terá participação de Ademar Britto Júnior, médico e curador em artes visuais; a também curadora Lilian Fraiji; e a artista visual Dacordobarro, que é amazonense, e suas artes dialogam com o imaginário social, território e descolonização. Ela foi indicada ao Prêmio PIPA 2023, o mais relevante prêmio brasileiro de
artes visuais. Jander Manauara, rapper, artivista e articulador cultural, também participa.

Soberania e Segurança na Amazônia - 11h30

O urgente e necessário tema da soberania e segurança amazônica terá participação do palestrante Major-Brigadeiro do Ar, David Almeida Alcoforado, e do delegado Umberto Ramos, Superintendente Regional da Polícia Federal. 

Terra de Saberes: A Educação como Forma de Emancipação e Empoderamento - 12h

Para abordar a ferramenta mais poderosa na sociedade, volta ao debate o professor, escritor e ator Daniel Munduruku. Junto com ele, também estará Debora Nandja, chefe do Escritório do UNICEF em Manaus; Kuka Chaves, secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas; e Tanara Lauschner, professora do Instituto de Computação da UFAM e referência em democracia no espaço digital, responsável pelo projeto Cunhatã Digital, que trabalha noções de computação e tecnologia para mulheres na Amazônia. Sergio Marangoni Alves é consultor em gestão de projetos socioambientais e também será palestrante.

Manejo Sustentável - 12h

Para minimizar danos socioambientais na sustentação produtiva, a conversa reúne Sarah Sampaio, CEO Amazônia Agroflorestal; André Vianna, diretor técnico do Idesam; e Emiliano Esterci, diretor técnico-científico do Instituto Mamirauá. 

Desenvolvimento Entre Favelas e Igarapés - 14h

Abundante em riquezas naturais e insuficiente em oportunidades sociais, a Amazônia ocupa índices preocupantes em suas periferias invisíveis para os eixos que protagonizam as decisões políticas e o acúmulo financeiro do país. Para debater o desenvolvimento nesses espaços, participam o ativista e empreendedor Raull Santiago, um dos criadores do encontro de artes, tecnologia e narrativas imersiva intitulado Festival Imersivo das Favelas (FIF) e também é fundador e integrante dos coletivos Papo Reto, Movimentos, PerifaConnection e Favela & ODS. 

O artista Dayrel Teixeira, criador da página 'Funkeiros', que reúne temas como literatura, música, artes e impacto social nas favelas através da cultura também participa. Dayrel é amazonense e morador do bairro Compensa, e leva em seu discurso e ação possibilidades profissionais onde os índices de violência são alarmantes. O paraense Jean do Gueto também participa do painel: ele é diretor do Gueto HUB e ativista reconhecido com vários prêmios, como Prolíder 2019 e Liderança de Impacto Ekloos 2021.

O Poder das Festas Populares - 15h30

No palco 'Glocal', reúnem-se para dialogar sobre a cultura popular, o carnavalesco Leonardo Bruno; a sócia e presidente da Better World, Roberta Medina; o diretor executivo da Maná Produções, André Guimarães; a produtora e programadora cultural de Belém, Ane Oliveira; e o secretário de Cultura do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, responsável pela pasta que faz a gestão do maior Festival Folclórico do país, o Festival de Parintins.

Saneamento Básico: O Sonho dos Igarapés Despoluídos - 16h30

O professor associado da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Sergio Duvoisin Junior, participa como palestrante. Junto dele, o professor doutor Carlossandro Carvalho de Albuquerque também palestra para o público, sobre um tema historicamente relevante para Manaus, uma cidade entrecortada por igarapés que foram poluídos ao longo da ocupação desordenada da capital amazonense.

Não Há Futuro Sem Amazônia - 17h

O biólogo Adalberto Luis Val, pesquisador e professor no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2005, é um dos palestrantes deste painel junto com o empresário e economista Jaime Benchimol. Também integram a mesa: Eduardo Taveira, secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas; e Marilene Corrêa, professora de Ciências Sociais na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e secretária eleita para a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), natural de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus).

Conexão para a Amazônia - 18h

Participam deste painel: a diretora de projetos do 'Nossas', Daniela Orofino; o coordenador geral do MapBiomas, Tasso Azevedo; e também Monique Guerreiro, liderança quilombola e estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Pará (UFPA). Monique também é articuladora no Conexão Povos da Floresta.  O palestrante Joaquim Belo, do Amapá, também estará presente representando o Conselho Nacional dos Seringueiros. A Gerente de Comunicação da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia (Coiab), Alana Manchineri também integra o painel que encerra o ciclo de palestras oferecidos gratuitamente para a população amazonense. 

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/